09 de Abril de 2021

Retorno do futebol em São Paulo inclui campeonatos organizados pela Conmebol

Retorno do futebol em São Paulo inclui campeonatos organizados pela Conmebol

Os sorteios da Copa Libertadores e da Sul-Americana aconteceram nesta sexta-feira (9) e os times paulistas poderão disputar seus jogos como mandatários em São Paulo. Após o governo do estado acatar o pedido do Ministério Público para retomada do futebol, as equipes poderão voltar a jogar o Campeonato Paulista (leia mais) e também disputarão os jogos organizados pela Conmebol.  
Para que as competições voltassem a ser autorizadas em São Paulo, os protocolos de segurança para realização de atividades e partidas precisam adotar medidas mais rígidas. Segundo publicação do jornalista Marcel Rizzo, no UOL Esporte, o protocolo apresentado pela Conmebol atende às medidas de segurança que estão instauradas entre acordo do Ministério Público e com a Federação Paulista de Futebol (FPF).
 
Apenas dois aspectos do protocolo de competições sul-americanas possuem interpretações mais flexíveis que o documento do estado de São Paulo. O primeiro é que os jogadores das delegações que viajarem ao estado não terão, obrigatoriamente, que ser alocados em quartos individuais. Este aspecto é apenas uma recomendação diante da medida de adotar uma "bolha" no hotel antes das partidas. Caso alguma equipe estrangeira decida adotar o isolamento individual, o próprio clube irá arcar com isso. 
 
O segundo ponto que o protocolo da Conmebol não prevê são testes rápidos em jogadores e comissões no dia das partidas, incluindo apenas a obrigatoriedade do teste RT-PCR até 72 horas antes. Entretanto, uma cláusula no documento da entidade inclui que, caso seja necessário, testes extras serão realizados mesmo após o exame obrigatório. 
 
Por enquanto, Palmeiras e São Paulo já estão na fase de grupos da Libertadores de 2021 e Corinthians e Bragantino estão na Sul-Americana. O Santos, que está disputando a terceira fase da Libertadores, abriu vantagem de dois gols no jogo de ida contra o San Lorenzo, e já poderá avançar na competição caso o jogo de volta termine com, pelo menos, um gol de desvantagem para o Peixe.


Tags Relacionadas

retorno, futebol, são, paulo, inclui, campeonatos, organizados, pela, conmebol,

Últimas notícias