Protocolos de reabertura em Salvador serão anunciados nesta terça, diz ACM Neto

06 de Julho de 2020
Protocolos de reabertura em Salvador serão anunciados nesta terça, diz ACM Neto
O prefeito ACM Neto disse nesta segunda-feira (6) que vai anunciar nesta terça (7), junto ao governador Rui Costa, os protocolos de segurança para retomada das atividades em Salvador. De acordo com Neto, as medidas estão em fase de finalização, tanto pela administração municipal quanto pela estadual, que formalizaram as regras conjuntamente.
 
"Eu e o governador, juntos, daremos entrevista coletiva apresentando quais serão os critérios, as fases e as atividades que, uma vez alcançados esses critérios, terão oportunidades de serem retomadas. Posso adiantar que é uma decisão técnica, baseada em critérios científicos", explicou o prefeito durante inauguração das obras de requalificação da praça Marechal Deodoro, no Comércio. Ele ainda destacou que discutiu as medidas com Rui, em reunião feita no domingo. 
 
O prefeito não entrou em detalhes sobre os protocolos, mas o BN apurou junto a fontes da gestão municipal que a reabertura deve ter três fases distintas (leia mais aqui). Ao menos dois setores já estão confirmados numa primeira etapa de flexibilização das restrições: shoppings centers e templos religiosos. A lista não está finalizada, porém a discussão prioritária não passa apenas por setores, mas também por critérios para cada mudança de fase.
 
Um desafio, segundo interlocutores que acompanham o debate, é chegar ao percentual de ocupação de leitos em Salvador que permita flexibilizar a reabertura das atividades. Atualmente, a cidade convive com um número crescente de pacientes regulados do interior, o que gera uma espécie de "ocupação artificial" dos leitos - os pacientes estão em Salvador, porém não são soteropolitanos nem foram contaminados no município. Todavia, no cômputo geral de ocupação de leitos, a cidade continua acima do percentual ideal.
|