25 de Novembro de 2020

Plano de vacinação contra Covid-19 do MS deve ser anunciado na semana que vem

Plano de vacinação contra Covid-19 do MS deve ser anunciado na semana que vem

Equipes do Ministério da Saúde traçam a primeira versão do plano de imunização contra a Covid-19. A expectativa é de que o planejamento seja finalizado na próxima segunda-feira (30), conforme apurou o jornal O Globo.
 
A versão será finalizada após uma reunião do grupo técnico encarregado de elaborar a estratégia.
 
O plano inclui a distribuição das vacinas simultaneamente em todos os estados brasileiros. Mas a pasta não descarta a possibilidade de priorizar áreas em situação mais grave e altas taxas de contágio e internação.
 
De acordo com a reportagem de O Globo, o governo espera que a versão consolidada do plano seja concluída antes que termine a fase de testes clínicos das principais vacinas contra a doença em desenvolvimento no Brasil e no mundo (conheça aqui).
 
Diante disso, está aberta a possibilidade do plano passar por mudanças e ajustes posteriormente.
 
A ideia inicial de manter o plano logístico já utilizado no Plano Nacional de Imunizações (PNI).  A matéria ressalta que, em tese, as vacinas deverão ser distribuídas preferencialmente por via terrestre, mas locais isolados serão atendidos por barcos ou aviões.
 
Há certa pressão dos municípios que pedem que o prazo limite para a consolidação do plano seja na reunião da segunda-feira (30). A apuração indica que a expectativa é elaborar um plano que leve em consideração diferentes cenários, de acordo com as principais vacinas candidatas, já que o principal entrave é definir uma estratégia sem saber qual será o imunizante utilizado e se este será aplicado em uma ou mais doses.


Tags Relacionadas

plano, vacinação, contra, covid-19, deve, ser, anunciado, semana, que, vem,

Últimas notícias