Olívia propõe educação e prevenção contra prejuízos causados pela chuva em Salvador

18 de Outubro de 2020
Olívia propõe educação e prevenção contra prejuízos causados pela chuva em Salvador
A candidata à Prefeitura de Salvador pelo PCdoB, Olívia Santana, apresentou neste domingo (18) propostas para prevenir os estragos causados pela chuva na capital baiana. 
 
Uma delas é a criação do programa "Favela Importa", que pretende integrar ações de prevenção de desastres por meio da requalificação de ambientes degradados, saneamento básico, pavimentação, reflorestamento, drenagem e limpeza dos canais em zonas de interesse social. Olívia critica o que chama de falta de planejamento urbano para evitar os principais problemas causados pela chuva. 
 
"Os alagamentos ocorrem por diversos fatores, mas um deles é ausência de educação ambiental. Nós temos que ter uma visão em relação às obras de infraestrutura. Não se pode impermeabilizar 100% do solo, porque é lógico que vai acontecer alagamento, a água precisa escoar", diz a candidata pela coligação "Experiência, Amor e Raça" (PCdoB/PP), que promete também implantar na cidade um projeto de educação ambiental. 
 
Segundo a comunista, a proposta inclui a instalação de ecopontos para recolhimento de entulhos e materiais que podem prejudicar o escoamento das águas nos períodos de chuva na capital baiana. Olívia também aponta que Salvador, há anos, tem os mesmos problemas em relação à infraestrutura. 
 
"Não tenho fotos de infância porque muitas vezes eu e minha família tínhamos que sair de casa correndo quando chovia, só com a roupa do corpo. Tenho 54 anos e ainda tem gente morrendo por conta de desabamentos, como aconteceu em abril, que uma avó e sua netinha morreram soterradas em Águas Claras", relembrou.
|