05 de Março de 2021

Ministério da Saúde prevê 'tempestade perfeita' com mais de 3 mil mortes diárias em março

Ministério da Saúde prevê 'tempestade perfeita' com mais de 3 mil mortes diárias em março

Diante do caos visto no Brasil, a cúpula do Ministério da Saúde acredita que o país vai atravessar seu pior momento da pandemia nas duas próximas semanas. Os servidores no entorno do ministro Eduardo Pazuello estimam que ocorra uma explosão de casos e mortes no período, com os óbitos ultrapassando a marca de 3 mil registros por dia.

 
Segundo informações do Valor, que apurou as previsões, esse diagnóstico vem do que classificam como "tempestade perfeita": o aumento da taxa de transmissão, com o vírus alastrado em todo o país, a circulação de novas variantes mais contagiosas e com maior carga viral, a iminência de um colapso no sistema de saúde de vários estados, de forma simultânea, e a falta de vacinas.
 
Na avaliação do ministério, a região Sul é a mais preocupante. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI por vezes passou de 100% durante essa semana. A equipe de Pazuello teme que São Paulo, na região Sudeste, também enfrente um colapso. Se ocorrer, eles dizem que os números dessa "tragédia anunciada" podem subir exponencialmente.
 
Enquanto isso, o presidente da República segue em posicionamento contrário às restrições defendidas pelos governadores, que têm imposto medidas como toque de recolher nas cidades.


Tags Relacionadas

ministério, saúde, prevê, tempestade, perfeita, com, mais, mil, mortes, diárias, março,

Últimas notícias