14 de Abril de 2021

Governo volta atrás e mantém proibição a eventos, exceto os científicos, na BA; entenda

Governo volta atrás e mantém proibição a eventos, exceto os científicos, na BA; entenda

Apenas um dia após liberar eventos com limitação máxima de até 50 pessoas na Bahia, o governo do Estado voltou atrás e restituiu a proibição em todo o território baiano. A única exceção é a realização de eventos "exclusivamente científicos e profissionais", porém limitados ao máximo de 50 participantes.
 
 
No novo decreto, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado, o governo detalha quais tipos de eventos continuam proibidos. "Ficam suspensos eventos e atividades, em todo território do Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, a abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins, até 19 de abril de 2021", diz o primeiro artigo do decreto publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial do Estado (DOE).
 
Na edição do dia anterior, o decreto citava quase todos essas atividades, mas como exemplos do que estava proibido acima do limite de 50 pessoas (veja aqui).
 
Procurada pelo BN para esclarecer a regra, a assessoria de comunicação da Casa Civil enviou um texto divulgado pela Secretaria de Comunicação em que menciona o Papo Correria, transmissão ao vivo que o governador Rui Costa (PT) costuma fazer nas redes sociais às terças-feiras. "Ninguém está permitindo festa. O termo 'evento' se caracteriza, eventualmente, por reuniões de trabalho, conferências, palestras. Não está permitido festa, com número nenhum de pessoas", disse Rui na ocasião. No entanto, o decreto divulgado na terça citava cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos e privados e solenidades de formatura, por exemplo.
 
Sendo assim, com a atual regra em vigor, o governo do estado somente autoriza a realização de eventos científicos ou profissionais, com essa limitação de 50 convidados. Porém, em 99 municípios das regiões de Barreiras, Ibotirama, Brumado, Irecê, Santa Maria e Guanambi, as restrições mais duras foram mantidas. Nessas cidades (ver lista), nenhum tipo de evento está permitido, independente da quantidade de participantes.


Tags Relacionadas

governo, volta, atrás, mantém, proibição, eventos, exceto, científicos, entenda,

Últimas notícias