17 de Maio de 2021

INPI acelera análise de pedidos de patentes para produtos de Covid-19

INPI acelera análise de pedidos de patentes para produtos de Covid-19

Para acelerar o exame de pedido de patentes de produtos relacionados à Covid-19, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) instituiu o trâmite prioritário para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo coronavírus.
 
De acordo com o INPI, o tempo médio de decisão do instituto para pedidos de patentes relacionadas à doença está em 256 dias, contados a partir do requerimento de trâmite prioritário. Em alguns casos, a decisão final saiu em menos de quatro meses. O tempo normalmente é de dois anos, segundo a Agência Brasil. 
 
Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (17), dos 63 pedidos de priorização de exame de patente feitos pelo Ministério da Saúde desde abril de 2020, concentrados naqueles com matéria de quatro compostos - Tocilizumabe, Sarilumabe, Remdesivir e Favipiravir -, houve tomada de decisão técnica do INPI sobre 76% deles.
 
Dos 46 pedidos decididos, 19 foram deferidos e 27, indeferidos. Dos 17 ainda não decididos, 15 estão em fase de exame técnico e dois pendentes de requerimento de exame técnico. "Praticamente 80% dos pedidos de priorização que chegaram aqui foram decididos em menos de oito meses", disse o presidente do INPI, Cláudio Furtado.
 
Segundo o órgão, mais 64 pedidos relacionados a produtos da covid-19 foram requeridos por usuários em áreas tecnológicas diversas: 23 de instrumentos, 10 de química, 2 de engenharia elétrica e 2 de engenharia mecânica, 13 de outros setores e 14 ainda não classificados. 
 
Por meio do Observatório de Tecnologias (ObTec) Relacionadas à Covid-19, o INPI identificou 18 vacinas em fase avançada de estudo clínico no mundo, que é a última etapa de pesquisa, portanto, com tecnologias com maior potencial para chegar ao mercado. O levantamento foi elaborado com base em documentos de patentes.
 
Outros estudos sobre o tema estão em andamento, um com foco em nanotecnologia e outro sobre vacinas de vírus inativados.  


Tags Relacionadas

inpi, acelera, análise, pedidos, patentes, para, produtos, covid-19,

17 de Maio de 2021

No CT do San Lorenzo, Bahia finaliza preparação para encarar o Independiente

No CT do San Lorenzo, Bahia finaliza preparação para encarar o Independiente

No CT do San Lorenzo, em Buenos Aires, o Bahia encerrou na tarde desta segunda-feira (17) a preparação para enfrentar o Independiente, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana. A partida será na noite desta terça (18), às 19h15, no estádio Libertadores de América. 
 
A equipe tricolor começou o dia com um trabalho de ativação muscular, com o fisioterapeuta José Dourado Neto. Na sequência, um aquecimento com o preparador Luiz Andrade.
 
Com Dado Cavalcanti no comando, a equipe tricolor fez um treino tático para ajustar o posicionamento dos jogadores antes da importante partida. 
 
O Bahia deve jogar com Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano e Daniel; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.
 
Após o tático, os titulares foram liberados e os demais fecharam o dia com um treino técnico complementar.


Tags Relacionadas

san, lorenzo, bahia, finaliza, preparação, para, encarar, independiente,

17 de Maio de 2021

Europa adota regra que amplia armazenamento da vacina da Pfizer em geladeira comum

Europa adota regra que amplia armazenamento da vacina da Pfizer em geladeira comum

A agência regulatória europeia (EMA) fez mudanças que facilitam a distribuição e a aplicação da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech, usada também no Brasil.
 
De acordo com o órgão, países da União Europeia podem mantê-la por 31 dias em geladeira normal, a temperaturas de 2 ° C a 8 ° C, depois de descongelada. A recomendação anterior era de no máximo 5 dias, prazo usado atualmente também no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
 
A alteração foi aprovada após estudos sobre a estabilidade do fármaco depois de retirado dos ultracongeladores -vacinas que usam a nova tecnologia chamada de mRNA, como a da Pfizer e a da Moderna, precisam de temperaturas muito baixas, de entre - 40 º C a - 70 ° C, para se conservarem no longo prazo.
 
Isso torna seu uso mais complexo que o de outros imunizantes, como os da AstraZeneca ou da Sinovac - também usados no Brasil--, que podem ficar o tempo todo em refrigeradores comuns.
 
Segundo a EMA, o aumento da flexibilidade no armazenamento e no manuseio da vacina deve facilitar o planejamento das campanhas de imunização e a logística de aplicação.
 
No Brasil, o primeiro lote com 1 milhão de doses chegou em 29 de abril e começou a ser distribuído em 3 de maio. Depois de adiar por vários meses a compra do produto da Pfizer, o país assinou contrato para obter 100 milhões de doses. A expectativa é que as doses recentes sejam entregues até o fim de setembro.
 
A distribuição está inicialmente restrita a capitais, justamente por causa da complexidade no armazenamento. Segundo o Ministério da Saúde, as doses ficariam mantidas a uma temperatura de -90°C a -60°C no centro de distribuição, em Guarulhos.
 
Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos a temperatura de -20°C e, nas salas de vacinação, ficam guardadas em geladeiras comuns (de 2°C a 8°C) por no máximo cinco dias.


Tags Relacionadas

europa, adota, regra, que, amplia, armazenamento, vacina, pfizer, geladeira, comum,

17 de Maio de 2021

Final do Paulista entre Palmeiras e São Paulo tem datas definidas

Final do Paulista entre Palmeiras e São Paulo tem datas definidas

A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira (17) as datas e horários dos jogos da final do Campeonato Paulista.
 
Palmeiras e São Paulo fazem o confronto de ida na quinta-feira (20), no Allianz Parque, às 22h. O duelo de volta acontece no domingo (23), no Morumbi, às 16h.
 
A equipe tricolor, que busca um título que não conquista desde 2005, decide o Estadual em casa por ter feito a melhor campanha da competição. O Palmeiras é o atual campeão.
 
Ambas as partidas da decisão do Paulista terão transmissão da Globo e do SporTV.
 
O clube alviverde se classificou para a final ao superar o Corinthians, neste domingo (16), por 2 a 0, em Itaquera. Já os são-paulinos garantiram a vaga com a goleada de 4 a 0 diante do Mirassol, no Morumbi.
 
Antes da final do Paulista, porém, os dois times têm compromisso pela Copa Libertadores.
 
Nesta terça-feira (18) o Palmeiras, já classificado à próxima fase, recebe o Defensa y Justicia (ARG). Também nesta terça, o São Paulo encara o Racing, no Morumbi, em busca da classificação às oitavas de final.


Tags Relacionadas

final, paulista, entre, palmeiras, são, paulo, tem, datas, definidas,

17 de Maio de 2021

Incêndio destrói casa em Feira de Santana; ninguém ficou ferido

Incêndio destrói casa em Feira de Santana; ninguém ficou ferido

Um incêndio destruiu uma casa na cidade de Feira de Santana, no Portal do Sertão, no início da tarde desta segunda-feira (17). De acordo com as informações da vizinhança, o local era utilizado como depósito por dois irmãos, que utilizam lenha para cozinhar. Ninguém ficou ferido. 
Em entrevista ao site Acorda Cidade, um morador dar Rua José Pereira Mascarenhas, onde está localizado o imóvel, disse que o local guardava muitos entulhos. "Essa casa era como um depósito de lixão. São dois irmãos que moram aí e já tem bastante tempo que isso vem acontecendo. Tudo que é material, eles guardam aí. Tem mais de cinco anos que a prefeitura esteve aí e levou mais de duas caçambas de entulho; eles não têm juízo, um deles passa o dia todo bebendo", disse.
Ainda de acordo com o morador,  é possível que o incêndio tenha sido motivado pela lenha utilizada pelos irmãos para cozinhar. "Isso deve ter motivado o fogo a ganhar tanta proporção. Até a casa da vizinha, o fogo já estava atingindo, daí o vizinho pegou uma mangueira correndo para tentar diminuir as chamas", disse. 
Ainda de acordo com o site, os bombeiros não demoraram muito para chegar ao local e controlar as chamas. Os proprietários do imóvel não foram encontrados. 


Tags Relacionadas

incêndio, destrói, casa, feira, santana, ninguém, ficou, ferido,

17 de Maio de 2021

Butantan deve receber novo lote de IFA da China e produzirá 6,7 milhões de vacinas

Butantan deve receber novo lote de IFA da China e produzirá 6,7 milhões de vacinas

O Instituto Butantan aninciou que deve receber no dia 26 de maio um novo lote de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da China. A previsão foi divulgada pelo próprio instituto, nesta segunda-feira (17). 
 
Ao todo devem chegar ao país 4 mil litros de insumos, capazes de produzir cerca de 6,7 milhões de doses da Coronavac. "É a vacina contra Covid-19 que mais salva vidas no Brasil", disse o órgão em publicação nas redes sociais. 
 
O envase das vacinas já tinha sido interrompido no final de abril por falta de insumo. A rotulagem e controle de qualidade também suspenderam o trabalho com a CoronaVac desde a última sexta-feira (14), quando foi entregue o último lote da vacina ao governo federal. 


Tags Relacionadas

butantan, deve, receber, novo, lote, ifa, china, produzirá, milhões, vacinas,

17 de Maio de 2021

Bahia atinge novo recorde de pacientes internados com casos graves da Covid-19

Bahia atinge novo recorde de pacientes internados com casos graves da Covid-19

A Bahia atingiu, nesta segunda-feira (17), um novo recorde de pacientes internados com casos graves da Covid-19. Neste momento, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), 1.351 pessoas ocupam vagas em unidades de terapia intensiva (UTI) no estado, o maior número desde o início da pandemia.
 Com o aumento na quantidade de internados, a taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para adultos com Covid-19 voltou a aumentar e chegou a 84% nesta segunda-feira, o maior percentual desde o dia 12 de abril. Já nas unidades pediátricas de terapia intensiva, o número é menor: 64%.
 
O número de casos ativos da Covid-19, por outro lado, caiu de 16.876 para 16.239 nas últimas 24 horas. Os 10 municípios baianos com mais contaminados são Salvador (2.907), Feira de Santana (591), Barreiras (441), Itabuna (414), Paulo Afonso (377), Vitória da Conquista (303), Lauro de Freitas (299), Ribeira do Pombal (276), Ilhéus (270) e Guanambi (262).
 
Também nas últimas 24 horas, a Sesab confirmou 1.917 novas contaminações pelo novo coronavírus, além de 78 mortes em decorrência da infecção. No total, a Bahia acumula, desde o início da pandemia, 957.267 casos confirmados da Covid-19 e 19.972 óbitos pela doença.


Tags Relacionadas

bahia, atinge, novo, recorde, pacientes, internados, com, casos, graves, covid-19,

17 de Maio de 2021

Goleiro do Independiente conta curiosidade sobre 'São Sosa' e fama na defesa dos pênaltis

Goleiro do Independiente conta curiosidade sobre 'São Sosa' e fama na defesa dos pênaltis

O goleiro Sebastián Sosa está com a fama nas mãos. O goleiro do Independiente conseguiu defender cinco dos nove pênaltis contra a equipe em jogos que disputou desde pelo grupo e vem recebendo o carinho da torcida pela atuação. Uma fé curiosa vem ajudando o goleiro a defender as cobranças. 
"Tenho o carimbo de São Sosa nas minhas luvas e rezo para ele. Eu tenho uma moral terrível??", brincou o jogador em entrevista ao TyC Sports. 
 
A própria torcida do Independiente começou a apelidar o jogador de San Sebastián e circular uma montagem do rosto do goleiro no desenho de uma figura religiosa. A fama veio principalmente após o clube argentino se classificar para as semifinais da Copa da Liga Profissional do Futebol Argentino. Após terminar o jogo em 0 a 0 contra o Estudiantes, a partida foi para os pênaltis e o Independiente venceu por 4 a 1, com duas das cobranças de penalidades do adversário sendo defendidas por Sosa.    
 
"Nos pênaltis eu faço o que sinto no momento. Nem sempre estudo os cobradores, embora tenha algumas teorias quando se trata de enfrentar um jogador. Eu observo como eles estão e outras coisas. Para o jogador é uma corrida difícil aquela do meio da quadra em direção à bola. Existem muitos pensamentos e a responsabilidade vai para o chutador. Você tenta fazê-lo pensar e duvidar ", explicou o goleiro. 
 
Além dos dois pênaltis contra o Estudiantes, ele já defendeu mais três cobranças, uma contra o Colón, uma contra o Boca Juniors e uma contra o Bahia. O jogador uruguaio está no Independiente desde novembro de 2020. 
 
Nesta terça-feira (18), a equipe argentina recebe o Bahia no Estádio Libertadores de América, às 19h15, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Os dois estão no topo da tabela do Grupo B com oito pontos cada um.


Tags Relacionadas

goleiro, independiente, conta, curiosidade, sobre, são, sosa, fama, defesa, dos, pênaltis,

17 de Maio de 2021

'Pejotização': Justiça determina que Sesab preste esclarecimentos ao Sindimed

'Pejotização': Justiça determina que Sesab preste esclarecimentos ao Sindimed

A Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que o Secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, preste esclarecimentos ao Sindicato dos Médicos (Sindimed-BA) a respeito da contratação de profissionais de saúde pelo governo baiano.
 
A decisão foi do desembargador Jatahy Júnior - que confirmou liminar concedida num mandado de segurança impetrado pelo sindicato - ressalta que "há que se constatar aparente ausência de transparência nas informações atinentes às contratações de profissionais de saúde no Estado do Bahia, em desobediência ao quanto previsto na legislação que rege o acesso às informações. Naturalmente, a referida norma impõe que as entidades públicas estão submetidas à publicidade dos atos."
 
Em meados de março, a entidade protestou contra o rompimento do vínculo empregatício com pelo menos 800 médicas e médicos contratados por regime CLT - a partir de organizações sociais (OS). De acordo com o Sindimed, para se manter em seus postos de trabalho, os profissionais tiveram, obrigatoriamente, que constituir com as unidades de saúde um vínculo através do credenciamento de uma Pessoa Jurídica (PJ) da qual sejam sócios, culminando na perda de direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, recolhimento de INSS e FGTS, assim como afastamento remunerado em caso de gravidez e doenças (leia mais aqui).  


Tags Relacionadas

pejotização, justiça, determina, que, sesab, preste, esclarecimentos, sindimed,

17 de Maio de 2021

Em reunião com senadores, UPB pede apoio em pautas emergenciais dos municípios

Em reunião com senadores, UPB pede apoio em pautas emergenciais dos municípios

Demandas tidas como emergenciais dos municípios pela União dos Municípios da Bahia (UPB)  foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (17) aos três senadores do estado  em reunião virtual. A redução da alíquota do INSS; a proposta de emenda constitucional para o parcelamento especial da dívida previdenciária; a indicação de uma fonte de receita para custeio do piso salarial da enfermagem, em caso de aprovação; e a não obrigatoriedade da aplicação do mínimo constitucional de 25% da receita dos municípios na educação, durante o período da pandemia em que as escolas estão fechadas, foram abordadas no encontro. 
Na ocasião o presidente da UPB, e prefeito da cidade de Jequié, Zé Cocá, disse que uma comissão de prefeitos foi criada para discutir soluções aos problemas que assolam os municípios a fim de construir um diálogo com a bancada de parlamentares baianos para defender e propor projetos que tragam alívio à gestão fiscal dos municípios. "O governo Federal tem rodado muitos projetos em regime de urgência e os nossos não andam, é uma morosidade terrível", disse, pedindo apoio aos senadores. 
De acordo com a UPB, a dívida previdenciária dos municípios  vem causando retenção e bloqueio de receitas, além de comprometer até 30% do orçamento das prefeituras, em alguns casos, foi a pauta mais urgente. Os prefeitos sugeriram que o parcelamento seja restrito a 1% da receita corrente líquida do município, com um refis que unifique os débitos anteriores. Os senadores concordaram com a proposta. 
O senador Otto Alencar propôs intermediar uma agenda com o ministro da Economia, Paulo Guedes para apresentar a viabilidade da redução da alíquota, com o recolhimento na fonte. "Ele não tem a dimensão do que se passa na prefeitura", ponderou o senador sobre a necessidade do encontro. Já o senador Jaques Wagner propôs o "Simples Municipal" para estabelecer a redução da alíquota paga pelos municípios, fixada hoje em 22,5%, independente do tamanho e da função social exercida pelas prefeituras. "É mais do que justo que vocês não paguem como empregador comum. Os municípios são o canal para as políticas públicas chegarem à população. Nada é mais social que a gestão municipal", afirmou Wagner.
O senador Ângelo Coronel apresentou um projeto de lei para estender o parcelamento da dívida previdenciária em 240 parcelas. Ele concordou com os prefeitos sobre a necessidade de fixar essas parcelas em 1% da receita corrente líquida dos municípios para não comprometer a prestação de serviços, com o peso da dívida no orçamento municipal. "Não tem quem faça mais pelo social que as prefeituras. Quero deixar vocês tranquilos que a bancada de senadores da Bahia sabe de tudo que acontece nos municípios. Estou aqui para carregar as pedras com vocês e fortalecer as bases do municipalismo", disse.
Os senadores também consideram necessária a indicação de uma fonte de receita para a aprovação do piso salarial da enfermagem. A intenção é que a proposta seja amadurecida em um formato com maior viabilidade para ambos os lados. 
A comissão de prefeitos que apresentou a demanda aos senadores foi formada pelos prefeitos Arnaldo de Oliveira Filho de Caem, Carlos Matos de Riachão do Jacuípe, Jacqueline Soares de Nilo Peçanha, Reinaldo Braga Filho de Xique-Xique, Pedro Cardoso de Lagoa Real, João Manoel Bahia de Amélia Rodrigues, Thiancle Araújo de Castro Alves e Vinícius Ibrann de Buerarema.


Tags Relacionadas

reunião, com, senadores, upb, pede, apoio, pautas, emergenciais, dos, municípios,

17 de Maio de 2021

Excesso de trabalho eleva em 35% risco de derrame, indica estudo da OMS

Excesso de trabalho eleva em 35% risco de derrame, indica estudo da OMS

Trabalhar demais pode matar, alertou nesta segunda a OMS (Organização Mundial da Saúde) ao divulgar os resultados de sua primeira análise global da perda de vidas e saúde associadas a longas jornadas de trabalho, feita em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
 
Com base em duas revisões sistemáticas e meta-análises de mais de 2.300 pesquisas em 154 países, o estudo concluiu que jornadas exaustivas (a partir de 55 horas semanais) provocaram a morte de 745 mil pessoas por doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), em 2016 (dados mais recentes).
 
O estudo calcula que trabalhar 55 ou mais horas por semana está associado a um risco estimado 35% maior de um acidente vascular cerebral e um risco 17% maior de morrer de doença cardíaca isquêmica, em comparação com trabalhar 35-40 horas por semana.
 
Além disso, o número de pessoas trabalhando longas horas está aumentando e atualmente é de 9% da população total no mundo, segundo a OMS. Essa tendência coloca ainda mais pessoas em risco de invalidez relacionada ao trabalho e morte precoce.
 
O resultado deve acender um sinal amarelo durante a pandemia, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus: "O teletrabalho tornou-se a norma em muitos setores, muitas vezes confundindo as fronteiras entre casa e trabalho. Além disso, empresas foram forçadas a cortar, e os que ficaram acabam trabalhando mais".
 
O diretor da OMS pediu que governos, empregadores e funcionários entrem em acordo sobre limites, para proteger a saúde. "Nenhum trabalho compensa o risco de derrame ou doença cardíaca."
 
"Trabalhar 55 horas ou mais por semana é um sério risco para a saúde e pode levar à morte prematura", acrescentou Maria Neira, diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS. A advertência se junta a conclusões de economistas de que o excesso de trabalho também reduz a produtividade, entre outros efeitos.
 
De acordo com o estudo recém-divulgado pelas entidades, o peso das doenças relacionadas ao trabalho foi significativamente maior entre os homens (72% das mortes) e em pessoas com idade entre 60-79 anos, que cumpriram as jornadas excessivas entre as idades de 45 e 74 anos.
 
O problema também é mais sério em países asiáticos. No Japão, existe até uma palavra específica para "morte por excesso de trabalho": karoshi. Uma pesquisa de 2016 indicou que mais de 20% dos japoneses faziam mais de 20 horas extras de trabalho por semana. Em 2017, o governo identificou no país 236 karoshis e lançou uma campanha para tentar convencer os japoneses a trabalhar menos.
 
"É preciso ressaltar que não é bonito ficar muitas horas no escritório", disse em entrevista à reportagem a governadora de Tóquio, Yoriko Koike, que também lançou uma campanha para tentar reverter a tendência, fortemente consolidada na cultura empresarial japonesa.
 
A China também registra óbitos por trabalho excessivo, chamados de "guolaosi". De acordo com a BBC, eles chegam a 600 mil por ano, num país com 1,4 bilhão de habitantes.
 
De acordo com a OMS, o excesso de trabalho é responsável por cerca de um terço da carga total de doenças relacionadas ao trabalho e o principal fator de risco de doenças ocupacionais.
 
O estudo cobriu os níveis global, regional e nacional, com mais de 839 mil participantes de experimentos sobre problemas cardíacos e mais de 768 mil participantes de pesquisas sobre derrames no período de 1970 a 2018.
 
No levantamento, feito em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), foram estimadas 398 mil mortes por AVC e 347 mil por doenças cardíacas, como resultado de jornadas que extrapolaram 54 horas semanais. Entre 2000 e 2016, o número que mais se ampliou foi o de mortes por doenças cardíacas (42%). As provocadas por AVCs cresceram 19%.


Tags Relacionadas

excesso, trabalho, eleva, risco, derrame, indica, estudo, oms,

17 de Maio de 2021

Bahia recebe nesta terça carga com 297,3 mil doses de vacinas contra Covid-19

Bahia recebe nesta terça carga com 297,3 mil doses de vacinas contra Covid-19

A Bahia vai receber 297.300 doses de vacinas contra a Covid-19. As doses chegam ao estado na manhã desta terça-feira (17), segundo comunicado do secretário da Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas. O lote é válido apenas para segunda dose. De acordo com o titular da Saúde baiana, as doses que chegam a Salvador são da Coronavac (Butantan) e da Astrazeneca/Oxford (Fiocruz). 
 
"Após a contagem e divisão dos imunizantes, eles seguirão para os municípios e serão destinados para a segunda aplicação, completando o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose", reiterou, pelo Twitter.
 
Todos os municípios estão aptos a receberem os imunobiológicos. As vacinas serão enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia e depois despachadas para os municípios.
 
Com esta carga, a Bahia totalizará 5.980.740 doses de imunizantes recebidos, sendo 3.035.800 da Coronavac, 2.849.000 AstraZeneca/Oxford e 95.940 da Pfizer.


Tags Relacionadas

bahia, recebe, nesta, terça, carga, com, 2973, mil, doses, vacinas, contra, covid-19,

Anterior1234