26 de Julho de 2021

Empresário e joalheiro Carlos Rodeiro morre em Salvador

Empresário e joalheiro Carlos Rodeiro morre em Salvador

O empresário e joalheiro Carlos Rodeiro morreu nesta segunda-feira (26), vítima de um tumor no cérebro. Ele estava na Clínica Florence, em Salvador, especializada em cuidados paliativos.
 
O tumor foi diagnosticado em abril, durante exames no Hospital da Bahia. Após isto, ele foi transferido para o Albert Einstein, em São Paulo, para a realização de uma cirurgia. 


Tags Relacionadas

empresário, joalheiro, carlos, rodeiro, morre, salvador,

26 de Julho de 2021

Empresário e joalheiro Carlos Rodeiro morre em São Paulo

Empresário e joalheiro Carlos Rodeiro morre em São Paulo

O empresário e joalheiro Carlos Rodeiro morreu nesta segunda-feira (26), vítima de um tumor no cérebro. Ele faleceu em São Paulo, onde fazia tratamento.
 
O tumor foi diagnosticado em abril, durante exames no Hospital da Bahia. Após isto, ele foi transferido para o Albert Einstein, em São Paulo, para a realização de uma cirurgia. 


Tags Relacionadas

empresário, joalheiro, carlos, rodeiro, morre, são, paulo,

26 de Julho de 2021

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Pela segunda vez em poucos dias, o Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior que rouba informações de servidores públicos federais. O alerta foi publicado nesta segunda-feira (26), pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O endereço falso é servidor.sougovbr.online.
 
Lançado em maio, o SouGov.br substituiu o aplicativo Sigepe Mobile. A ferramenta tem cerca de 30 serviços disponíveis aos servidores federais, como fornecimento de contracheque, consultas de prévia de salário, envio de atestados médicos e prova de vida para aposentados e pensionistas, de acordo com a Agencia Brasil. 
 
A secretaria do Ministério da Economia orienta os servidores federais a digitar o login e a senha do SouGov.br somente no aplicativo baixado da loja virtual oficial do governo. Caso alguém tenha inserido os dados no site falso, o órgão pede a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.
 
Em caso de dúvidas, os servidores públicos devem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão ou com a Central de Atendimento Sipec, no telefone 0800-978-9009. A central também pode ser acessada pela internet.
 
Este foi o segundo alerta emitido nos últimos dias pelo órgão. Na sexta-feira (23), a secretaria havia descoberto um site falso, também hospedado no exterior, que coletava informações de usuários e senhas do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal (Sigac). O Sigac permite que gestores alterem dados do funcionalismo federal e também dá acesso ao Sigepe. Nesse sistema, os servidores federais do Poder Executivo (ativos e inativos), funcionários de estatais e pensionistas obtêm informações sobre contracheques e férias, baixam comprovantes do Imposto de Renda e atualizam ou alteram dados cadastrais.


Tags Relacionadas

descoberto, novo, site, falso, que, rouba, dados, servidores, públicos,

26 de Julho de 2021

LEM: Caçamba tomba e motorista precisa ser retirado das ferragens

LEM: Caçamba tomba e motorista precisa ser retirado das ferragens

O motorista de uma caçamba ficou preso nas ferragens após o veículo tombar em um trecho da BR-242, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. O acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (26). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta perdeu o controle e tombou no acostamento da via.
O acidente foi registrado na via sentido Tocantins. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para fazer o resgate do motorista. Conforme divulgou o Portal G1, o condutor foi resgatado e atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde em estado estável. Não há informações sobre a carga que o veículo transportava no momento do acidente.


Tags Relacionadas

lem, caçamba, tomba, motorista, precisa, ser, retirado, das, ferragens,

26 de Julho de 2021

Grêmio terá quatro desfalques importantes para encarar Vitória; Geromel volta

Grêmio terá quatro desfalques importantes para encarar Vitória; Geromel volta

O Grêmio vem a Salvador, nesta terça-feira (27), para encarar o Vitória, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, recheado de desfalques importantes. Após saírem da partida contra o América-MG com dores, os atacantes Douglas Costa e Diego Souza não ficarão à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
 
Além deles, o lateral direito Rafinha, com uma lesão na coxa direita, segundo o site ge.globo, e o zagueiro Kanneman, que deixou o gramado com dores após a eliminação para a LDU na Copa Libertadores, na semana passada, também ficam em Porto Alegre. 
 
Por outro lado, o Tricolor Gaúcho terá a volta do zagueiro Geromel. O capitão da equipe está recuperado de um desconforto no quadril. 
 
A provável escalação é a seguinte: Gabriel Chapecó; Vanderson, Paulo Miranda, Ruan, Geromel (Rodrigues) e Guilherme Guedes; Fernando Henrique, Bobsin e Jean Pyerre; Alisson e Ricardinho.
 
Confira a lista de relacionados: 
 

Confira a lista de relacionados para a primeira partida das oitavas de final da #CopaDoBrasil2021, contra o Vitória.
???????????????????????????? #VITxGRE #VamosTricolor pic.twitter.com/jdIOLEDw70
- Grêmio FBPA (@Gremio) July 26, 2021





Tags Relacionadas

grêmio, terá, quatro, desfalques, importantes, para, encarar, vitória, geromel, volta,

26 de Julho de 2021

Procurador-geral de Justiça escolhe oito promotores para assumir caso Marielle

Procurador-geral de Justiça escolhe oito promotores para assumir caso Marielle

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, decidiu manter o coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, Bruno Gangoni, à frente da  Força-Tarefa Marielle e Anderson (FTMA). De acordo com publicação de O Globo, o novo coordenador terá o reforço de mais sete promotores de Justiça: Roberta Laplace, Fabiano Cossermelli, Diogo Erthal, Juliana Pompeu, Michel Queiroz Zoucas, Marcelo Winter e Carlos Eugênio Laureano, na condição de assistentes.
 
Os oito promotores substituirão Simone Sibílio e Letícia Emile, que entregaram os cargos no último dia 9. Ao procurador-geral de Justiça, elas alegaram interferências externas durante as investigações, quando a Polícia Civil apresentou a viúva de Adriano da Nóbrega, Júlia Lotufo, para fazer uma delação com informações sobre o caso.
 
Mattos escolheu nomes de promotores que já trabalharam no Caso Marielle no ano anterior, quando Sibílio foi coordenadora do Gaeco, destaca a publicação. A última grande ação dos promotores do Gaeco foi a prisão do delegado Maurício Demétrio, no dia 30 do mês passado. Demétrio é acusado de comandar um esquema que exigia propina de lojistas da Rua Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana, para permitir a venda de roupas falsificadas.
 
A força-tarefa tem como meta descobrir quem é o mandante - ou mais de um - que deu a ordem para matar a vereadora Marielle Franco, no dia 14 de março de 2018.


Tags Relacionadas

procurador-geral, justiça, escolhe, oito, promotores, para, assumir, caso, marielle,

26 de Julho de 2021

Boulos conversa com PDT, Rede e PCdoB sobre aliança para governo de SP em 2022

Boulos conversa com PDT, Rede e PCdoB sobre aliança para governo de SP em 2022

O ex-presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) abriu conversações com o PDT, o PCdoB e a Rede para uma eventual aliança em torno de sua candidatura ao governo de São Paulo em 2022.
 
Ele se encontrou na semana passada com o presidente do PDT, Carlos Lupi, com a porta-voz nacional da Rede, a ex-senadora Heloísa Helena, e com o deputado federal Orlando Silva, uma das principais lideranças do PCdoB.
 
Um eventual acordo abriria a possibilidade de o PSOL abrir o palanque em São Paulo para Ciro Gomes, que será candidato.
 
Boulos tornou pública a sua intenção de se candidatar ao governo de SP em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em abril.
 
"Estou disposto a ser candidato", afirmou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.
 
O anúncio surpreendeu o PT, que imaginava formar uma aliança com o PSOL que incluiria o apoio a Lula para presidente e a Fernando Haddad para o governo de SP.
 
Na mesma entrevista, Boulos sinalizou que o apoio a Lula pode ocorrer, mas em São Paulo ele não seria automático. "Não é razoável que numa composição, numa aliança política, tenha um partido que seja a cabeça de chapa em todos os lugares, em nível nacional, em nível estadual. Não é razoável isso", afirmou ele.
 
Desde então, Boulos tem percorrido o estado de SP em encontros com lideranças sociais e políticas. Haddad vem fazendo o mesmo.
 
A possibilidade de o PSOL abrir um palanque para Ciro em São Paulo não exclui a possibilidade de ter candidato próprio a presidente da República ou mesmo de apoiar Lula.
 
Neste caso, o palanque seria aberto para os dois presidenciáveis.
 
 


Tags Relacionadas

boulos, conversa, com, pdt, rede, pcdob, sobre, aliança, para, governo, 2022,

26 de Julho de 2021

Acusado de homicídio praticado em 2014 é preso em Camaçari

Acusado de homicídio praticado em 2014 é preso em Camaçari

Um homem acusado de matar Rafael Conceição Cardoso, em 2014, foi preso nesta segunda-feira (26), na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o homicídio se deu após uma discussão entre os envolvidos.  
De acordo com a SSP, o crime ocorreu na rua Jaraguá, próximo ao Abrigo São Francisco, bairro Lama Preta. De acordo com as investigações, os dois brigaram, e o acusado de homicídio desferiu golpes de faca contra Rafael. "Esse é mais um mandado de prisão que cumprimos. Essas ações são fundamentais para tirar de circulação os acusados desta prática criminosa", relatou a titular da 18ª DT, delegada Thaís Siqueira do Rosário. 
A prisão foi resultado da Operação Depom Forte, realizada pelo Departamento de Polícia Metropolitana. O homem foi encaminhado para a delegacia, onde se encontra à disposição da Justiça. 


Tags Relacionadas

acusado, homicídio, praticado, 2014, preso, camaçari,

26 de Julho de 2021

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 6,56%

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 6,56%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inflação oficial do país) deste ano subiu de 6,31% para 6,56%. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (26), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.
 
Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,8%. Para 2023 e 2024 as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente, segundo a Agência Brasil. 
 
O cálculo para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.
 
No mês passado, a inflação desacelerou para 0,53%, depois de chegar a 0,83% em maio. Ainda assim, com o resultado, o IPCA acumula alta de 3,77% no ano e 8,35% nos últimos 12 meses. Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, estabelecida atualmente em 4,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
 
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 7% ao ano. Na semana passada, essa previsão era de 6,75%. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica mantenha esse mesmo patamar. E tanto para 2023 como para 2024, a previsão é 6,5% ao ano.
 
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas podem dificultar a recuperação da economia. Além disso, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
 
Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica. As instituições financeiras consultadas pelo BC aumentaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 5,27% para 5,29%. Para 2022, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 2,1%. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2,5%.
 
A expectativa para a cotação do dólar subiu de R$ 5,05 para R$ 5,09 ao final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,20.


Tags Relacionadas

mercado, financeiro, eleva, projeção, inflação, para, 656,

26 de Julho de 2021

Após estrear com goleada pelo Baianão sub-20, técnico do UNIRB exalta atletas

Após estrear com goleada pelo Baianão sub-20, técnico do UNIRB exalta atletas

Estreando com goleada de 4 a 0 para cima do Vitória da Conquista, o novo técnico da equipe sub-20 do UNIRB, Josmar Huspel exaltou os atletas após a partida. "É sempre bom uma vitória. Nós tivemos um tempo curto para preparar a equipe, mas as propostas que passamos para os atletas, eles abraçaram, entenderam e aplicaram dentro de campo. O resultado repercutiu com uma grande vitória por 4 a 0, toda equipe e comissão está de parabéns", analisou.
 
O jogos marcou a sexta rodada da primeira fase do Campeonato Baiano Sub-20. Josmar é estudante do curso de Educação física da UNIRB. Com passagens pela categoria de base do Vasco e Botafogo, ele foi contratado após observação do Comitê Gestor de futebol.
 
Segundo Jader Botelho, supervisor do Comitê UNIRB FC, antes do anuncio como novo técnico do time, o profissional passou pelo processo de análise curricular, avaliação teórica e prática junto ao setor, e mediante o resultado foi contratado.
 
Em busca da classificação para a próxima fase do Baiano Sub-20, o UNIRB FC enfrenta no dia 11 de agosto a Jacuipense, no Fazendão.


Tags Relacionadas

após, estrear, com, goleada, pelo, baianão, sub-20, técnico, unirb, exalta, atletas,

26 de Julho de 2021

Adolfo Menezes defende política específica para a proteção dos manguezais na Bahia

Adolfo Menezes defende política específica para a proteção dos manguezais na Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD), defendeu , nesta segunda-feira (26), uma política específica para proteção dos manguezais da Bahia. "Os manguezais são fundamentais para evitar as mudanças climáticas, contribuindo também na fixação de carbono. Eles são berçários para diversas espécies de peixes e mariscos, fundamentais para a manutenção da vida marinha e garantidores da sustentação de milhares de pescadores e marisqueiros, não só deles, mas da qualidade de vida de todos nós", declarou o chefe do Legislativo estadual, no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. 
 
Menezes alerta contra o crescimento urbano desordenado, principalmente em Salvador, Ilha de Itaparica, Litoral Norte e Litoral Sul, nas regiões de Canavieiras, Ilhéus e Itacaré. "Estima-se que ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependem dos manguezais para seu desenvolvimento. Apesar de sua importância, os manguezais são cada vez mais vulneráveis a uma série de ameaças advindas da ação humana, como especulação imobiliária e pesca predatória", argumenta. 
 
Manguezais são áreas úmidas que ocorrem na transição entre ambientes marinhos e terrestres, sujeitos ao regime de marés. Ocorrem nas regiões tropicais e subtropicais do planeta e no Brasil se estendem desde o Oiapoque, no Amapá, até Laguna, em Santa Catarina, totalizando uma área de 1.2 milhão hectares. O Brasil é o terceiro país com maior área de manguezais e o que abriga a maior área contínua deste ecossistema. 


Tags Relacionadas

adolfo, menezes, defende, política, específica, para, proteção, dos, manguezais, bahia,

26 de Julho de 2021

Prováveis membros de quadrilha tentam nova investida em prédio de luxo em Salvador

Prováveis membros de quadrilha tentam nova investida em prédio de luxo em Salvador

Mesmo após a prisão de cinco membros, mais dois suspeitos e integrar uma quadrilha paulista especialista em roubo de condomínio de luxos (leia mais aqui) foram flagrados em Salvador nesta segunda-feira (26).
 
Segundo informações obtidas pelo BN, dois homens foram vistos rondando a Av. Santa Luzia, onde é situado o Horto Florestal. O flagra aconteceu por volta do 12h.
 
De acordo com os relatos, eles tentaram entrar na Mansão Le Duc. Contudo, o porteiro não deixou os suspeitos entrarem. Desconfiado, o funcionário acionou a empresa responsável pela segurança do local. Quando os reforços chegaram, os dois homens fugiram num carro.
 
Neste domingo (25), o grupo assaltou a casa de um ex-secretário do governo Jaques Wagner (PT), cujo nome não foi divulgado (leia mais aqui). Foram roubados milhões de reais em dinheiro e jóias. 
 
Segundo relatos, ao fugirem do assalto à Mansão Pedro Calmon, os criminosos passavam pela Rua Professor Sabino Silva, em Ondina, quando foram reconhecidos pela vítima de outro roubo, realizado Mansão Bernardo Bertolucci, também na Ondina. Nesse momento, o homem jogou o carro em cima dos suspeitos, atropelando um deles, que acabou preso. Os outros conseguiram fugir, mas foram capturados nas imediações de Milagre, no Vale do Jiquiriçá.
 
De acordo com o delegado Arthur Gallas, responsável pela Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), os cinco presos neste domingo não são os mesmos que realizaram o assalto na Bernardo Bertolucci, mas fazem parte de outro núcleo da mesma organização criminosa. Ele aponta que os suspeitos fazem parte de uma organização criminosa com origem em São Paulo. Segundo ele, o grupo vem se expandindo pelo país, e conta com mais de 60 pessoas, em sua maioria jovens e de origem oriental e árabe (leia mais aqui).


Tags Relacionadas

prováveis, membros, quadrilha, tentam, nova, investida, prédio, luxo, salvador,

Anterior1234