Exemplo de combate a Covid-19, Nova Zelândia chega a 100 dias sem casos de transmissão

09 de Agosto de 2020
Exemplo de combate a Covid-19, Nova Zelândia chega a 100 dias sem casos de transmissão
Um dos raros exemplos positivos no combate a Covid-19, a Nova Zelândia comemorou, neste domingo (9), 100 dias sem casos de transmissão local do novo coronavírus. De acordo com a Reuters, apesar do avanço efetivo contra a doença desconhecida, as autoridades de saúde locais alertam para a queda na prevenção, mesmo com a volta da normalidade. 
 
No país que tem cerca de 5 milhões de habitantes, sendo 1,4 milhão concentrados na cidade de Auckland, há uma crescente recusa da população em continuar com as medidas de higiene, realização de testes e uso do aplicativo de rastreamento desenvolvido pelo governo. O risco de um novo surto da doença continua possível, assim com aconteceu na Austrália e Vietnã.
 
A integrante do departamento de Saúde, Ashley Bloomfield, destacou que "chegar a cem dias sem transmissão comunitária é uma marca significativa", apontando a necessidade dos neozelandeses não serem complacentes. "Nós vimos em outros países a rapidez que o vírus pode re-emergir e se espalhar em locais onde ele estava sob controle, e precisamos estar preparados para impedir futuros casos na Nova Zelândia", completou. 
 
No país, governado pela Primeira-ministra Jacinda Ardern, há o registro atual de 23 casos ativos em isolamento. Desde o início da pandemia, foram contabilizados 1.219 infecções pela Covid-19 na região. Controlar a doença nas próximos semanas não será apenas um questão de saúde pública, mas uma forma de Jacinda conquistar um possível segundo mandato nas eleições que estão marcadas para setembro. 
|