13 de Outubro de 2021

Eleição define Adpeb e Força Invicta como integrantes do Conesp

Eleição define Adpeb e Força Invicta como integrantes do Conesp

Uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Centro de Operações e Inteligência - 2 de Julho, no CAB, escolheu as entidades que ocuparão duas cadeiras no Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp). 
 
Foram eleitas as Associações dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Bahia (Adpeb) e de Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta). Durante dois anos, a partir de 1º de dezembro, os conselheiros eleitos titulares e suplentes indicados pelas entidades ocuparão duas cadeiras e, juntamente com conselheiros natos, atuarão no acompanhamento e monitoramento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, dentre outras atividades ligadas à segurança pública e bem-estar social.
 
Além dos novos eleitos, o Conesp também conta integrantes das forças que compõem a SSP, das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, membros natos.
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), tomarão posse o tenente-coronel Copérnico Mota da Silva e o capitão Igor Carvalho Rocha, titular e suplente da Força Invicta, respectivamente, e os delegado Rusdenil Franco Lima e Sava Verbena Silva Louguinhos, da Adpeb.
 
O subsecretário da Segurança Pública e suplente da SSP na mesa, Hélio Jorge Paixão, lembrou a importância da presença de diferentes entidades no Conesp. "Este conselho ajuda na gestão de políticas e ações para manter a segurança pública, o equilíbrio e o bem-estar social e nada mais justo do que contar com a participação de todos esses entes", detalhou o gestor.
 
"A gente entende a formação deste conselho como espaço de consolidação da construção de políticas públicas na área e a participação da sociedade é imprescindível para políticas mais efetivas e contribuição para que tenhamos um serviço a altura do que o povo baiano precisa", contou o tenente-coronel Copérnico.
 
Eleita suplente pela Adpeb, a delegada Sava Louguinhos realizou uma breve apresentação da Adpeb e lembrou que a eleição é uma forma democrática para ampliar a discussão.
 
O Conesp, criado em 2019, possui 12 cadeiras natas e quatro disponibilizadas para entidades de classe e sociedade civil. Esta foi primeira eleição para conselheiros. Um novo pleito deve ser realizado para a escolha de organizações civis.


Tags Relacionadas

eleição, define, adpeb, força, invicta, como, integrantes, conesp,

Últimas notícias