19 de Novembro de 2020

Ebola: República Democrática do Congo decreta fim do 11º surto no país

Ebola: República Democrática do Congo decreta fim do 11º surto no país

Após 130 casos e 55 óbitos no país, o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo, na África Central, afirmou que o 11º surto de ebola local foi contido. Desde que o vírus foi descoberto, em 1976, o Congo já sofreu o dobro de surtos de qualquer outro país, informa a coluna Bem Estar, do G1.
 
Dessa vez, a província de Équateur, no oeste do país, foi a principal afetada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "comunidades espalhadas por densas florestas tropicais" estão convivendo com a doença desde junho deste ano.
 
A OMS informou ainda que mais de 40 mil pessoas foram vacinadas, o que garantiu a boa resposta do país ao surto, segundo o ministro da Saúde, Eteni Longondo. A entidade afirma que muitas vezes as comunidades atingidas pelo surto naõ tinham eletricidade, e que por isso os médicos tiveram que armazenar cadeias de frio para manter os imunizantes em temperaturas tão baixas quanto -80ºC.
 
"A tecnologia usada para manter a vacina do ebola em temperaturas superfrias será útil ao trazer uma vacina contra a Covid-19 para a África", afirmou Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.
 
O ebola é transmitido a partir do contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, e pode demorar até 21 dias para se manifestar no organismo. Dentre os sintomas mais graves, estão a erupção cutânea, a interrupção do funcionamento dos órgãos, deficiência renal e sangramentos interno e externo. 


Tags Relacionadas

ebola, república, democrática, congo, decreta, fim, 11º, surto, país,

Últimas notícias