Cotado para prefeitura de Canavieiras, Almir Melo Jr. deixa intervenção na CSN

05 de Agosto de 2020
Cotado para prefeitura de Canavieiras, Almir Melo Jr. deixa intervenção na CSN
Presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Almir Melo Júnior (MDB) deixou o cargo de interventor da Concessionária Salvador Norte (CSN), conforme publicação do diário oficial do município desta terça-feira (4). Em seu lugar, assume Armando Yokoshiro Filho, ex-superintendente de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. 
 
De acordo com o agora ex-interventor, a saída se dá por conta de uma possível candidatura dele à prefeitura de Canavieiras, no Litoral Sul. "Armando é uma pessoa ligada a nós. Eu estou estudando a viabilização pra me candidatar em Canavieiras. Não tem como ficar na correria. Pegamos a empresa num estado complicado", explicou.
 
O pai dele, Almir Melo, foi prefeito do município durante quatro mandatos, e faleceu no final de junho (leia mais aqui). "O nosso grupo político é bastante antigo. Estou avaliando essa condição. Devo estar dizendo na próxima semana. Mas eu precisava de um tempo para poder bater o martelo", disse.
 
CRISE NA CSN
A prefeitura de Salvador anunciou no dia 20 de junho a intervenção na CSN, uma das empresas que compõem o Consórcio Integra do sistema de transporte público da capital (leia mais aqui). Numa grave crise financeira, a concessionária atrasava salários e não cumpria acordos com o município - o mais recentemente deles foi um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre CSN, prefeitura e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) que previa a entrega de 81 ônibus com ar condicionado até o fim do ano passado (leia mais aqui). Isto, no entanto, só ocorreu em 17 de junho deste ano (leia mais aqui). 
 
"Pegamos a empresa com 82% de aproveitamento botamos em 97% de aproveitamento. A parte pior é a parte de chegar na empresa. A intervenção é algo muito novo na Bahia. Tivemos poucas, como no Espanhol e no ferry-boat. Não é brincadeira. Com toda a dificuldade, não se viu nenhum problema mais sério nesses 42 dias", afirmou.
 
Com a intervenção na CSN, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) promoveu o remanejamento de 23 linhas que operavam pelo Consórcio Integra Salvador Norte para os consórcios Plataforma e OTTrans (leia mais aqui).
|