Com novo sistema de votação, Conselho Superior do MPF elege dois novos integrantes

23 de Junho de 2020
Com novo sistema de votação, Conselho Superior do MPF elege dois novos integrantes
Os subprocuradores-gerais da República Mário Luiz Bonsaglia (645 votos) e Nicolao Dino de Castro e Costa Neto (608 votos) foram eleitos nesta terça-feira (23) para compor o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) no biênio 2020-2022. 
 
A escolha dos novos integrantes foi feita pela primeira vez de maneira remota, por computadores ou celulares,  por meio do sistema Hélios. O modelo foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é reconhecido por critérios de segurança. 
 
"Tivemos uma adesão muito boa. Superior a 70%", disse o secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), Darlan Airton Dias, responsável pelo novo sistema de votação.
 
A plataforma também foi elogiada pelo subprocurador-geral Antônio Carlos Pessoa Lins, presidente da Comissão Eleitoral. Esse sistema trouxe segurança à verdade das urnas", resumiu.
 
O pleito estava inicialmente prevista para 19 de maio, mas foi adiado porque auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) da PGR indicaram que o sistema de votação usado nos anos anteriores necessitava de "melhorias contínuas e constante vigilância no sentido de bloquear brechas para ações maliciosas ou, no mínimo, permitir a rastreabilidade dessas ações, quando ocorrerem".
 
No próximo dia 30 de junho, serão eleitos mais dois conselheiros, dessa vez pelos subprocuradores-gerais da República.
|