07 de Junho de 2021

Cerimônia virtual celebra título do terreiro Oba L´Okê como patrimônio de Lauro de Freitas

Cerimônia virtual celebra título do terreiro Oba L´Okê como patrimônio de Lauro de Freitas

Uma cerimônia virtual realizada nesta quinta-feira (10) celebra o título da Sociedade Beneficente Sócio Educativa Recreativa Religiosa Oba L´Okê como Patrimônio Histórico e Cultural de origem Africana e Afro-Brasileira de Lauro de Freitas.
 
A celebração presencial será restrita  às lideranças religiosas, representantes do movimento negro e secretários de governo, com transmissão a partir das 9h, no Youtube (https://youtube.com/c/Ileobaloke) e Instagram (@ileobaloke). Na ocasião, será tocado um alujá, ritmo dedicado ao Orixá Xangô, um dos ancestrais de maior importância no território iorubá, para o qual o terreiro é consagrado.
 
O Ilê Oba L'Okê, que acumula títulos de Utilidade Pública Municipal (2014) e Estadual (2019), teve o novo título apresentado à Câmara através de Projeto de Lei de autoria do vereador Almir Santos, após pedido da comunidade, lideranças e intelectuais ligados à cultura e à arte. A publicação da lei N° 1939, por sua vez, saiu no dia 14 de maio deste ano.
 
O Ilê  Oba L´Okê reúne um acervo arquitetônico e artístico construído ao longo de dez anos, que contou com a participação decisiva do artista plástico Rodrigo Siqueira, um dos idealizadores da casa. O terreiro desenvolve ações sociais e mantém projetos como oficinas profissionalizantes. 
 
De acordo com o Babalorixá Vilson Caetano, que também é professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), esta ação ajudará fortalecer outros terreiros, além de estreitar as relações entre os povos e as comunidades tradicionais e o poder público, amenizando os impactos produzidos pelo racismo institucional. Para ele, a iniciativa é também uma oportunidade de ajudar na implementação da Lei 10.639, que tornou obrigatório no sistema de ensino brasileiro o estudo da história do continente africano e das suas respectivas culturas, assim como o estudo das culturas afro-brasileiras.


Tags Relacionadas

cerimônia, virtual, celebra, título, terreiro, oba, l´okê, como, patrimônio, lauro, freitas,

Últimas notícias