Bahia finaliza protocolo para reabertura de escolas, mas segue sem data para retorno

04 de Agosto de 2020
Bahia finaliza protocolo para reabertura de escolas, mas segue sem data para retorno
O governo da Bahia finalizou o protocolo que prevê a reabertura das escolas no estado, mas ainda não apresentou uma data para que os mais de 800 mil estudantes da rede estadual retornem às salas de aula. 
 
O calendário de retomada deve começar a ser definido após a Secretaria Estadual de Educação (SEC) obter mais informações sobre a taxa de contágio por Covid-19 entre estudantes, professores e funcionários da rede. 
 
A análise será feita a partir da testagem de 35 mil pessoas da comunidade escolar em Ilhéus, Itabuna e Jequié, informou o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (4). 
 
"Nós temos um protocolo de preparação para o retorno, o que não temos é uma data. Quem vai nos dizer a data de retorno serão os indicadores de saúde e segurança para professores, estudantes e funcionários", destacou o titular da SEC em entrevista ao Isso é Bahia de A Tarde FM e BN. 
 
Parte do protocolo prevê instalação de pias e dispenser de álcool em gel nas escolas, além da distribuição de máscaras de tecido, acrílico e luvas para a comunidade escolar. Antes do anúncio do retorno, a SEC ainda espera chegar a um consenso com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o movimento estudantil.
 
Ficou de fora do protocolo de retomada a testagem em massa de todos os estudantes prevista inicialmente pela SEC, explicou Jerônimo: "O Ministério da Educação e o governo federal não ofereceram testes suficientes para que a gente implemente a medida" O governo da Bahia também não terá condições de arcar com os custos da medida, completou o secretário. 
|